terça-feira, 1 de março de 2011

Gentileza em duas rodas, Gentileza em quatro rodas - Para Massa Crítica

Dia destes, precisamente 25 de fevereiro, houve um acidente destes que tira a gente do ar, que nos rasga o peito só de ver as imagens.

Uma marcha de ciclistas, na frente. Um motorista, atrás. Ou um "monstrorista", como foi dito.
Covardemente, atira seu carro para cima dos ciclistas. Eles tem suas bicicletas retorcidas, seus corpos arremessados à longa distância, corpos caídos, mas com vida, por sorte.

Cenas realmente impressionantes.

Uma vez, neste blog, fiz uma pesquisa para saber o que as pessoas consideravam gentileza. Me surpreendi porque ser gentil não era mais pagar a conta no restaurante, simplesmente. Era ajudar alguém atravessar a rua, sorrir para um desconhecido sem interesse algum, dar seu lugar na fila, deixar o motorista da faixa ao lado passar em sua frente sem problema algum, respeitar o pedestre, o ciclista, o cadeirante. Muitas possibilidades de se ser gentil com o próximo.

Num outro momento da vida, uma professora de ensino fundamental me procurou. Me contou que estava desenvolvendo uma atividade com seus alunos e que tratava da educação no trânsito e a relação com a gentileza. Me enchi de alegria porque a palavra, a ação da gentileza, ambas tem que ser levadas à diante e muito seriamente. Prontamente lhe ofereci meus adesivos para que distribuísse para seus alunos.

Acontecem movimentos paralelos e isso é sensacional. Noutro dia, recebi de uma amiga um email que falava sobre uma ação entre a Brastemp e 11 emissoras de rádios de São Paulo. No mesmo dia e na mesma hora divulgaram uma certa propaganda. Peço que vejam o link porque é incrível. Envolve o trânsito e o indivíduo. Não sei quando foi feita.


Daí, pensando nisso e ainda chocada com o acidente e com tantos amigos e alunos da universidade em que trabalho, machucados e abalados emocionalmente, recebi o convite, se é que posso chamá-lo assim, para uma  marcha "a pé por justiça, humanidade e respeito", como disse Sérgio no blog da Massa Crítica.

Mais que prontamente, pensei nos adesivos, na faixa e nas camisetas do "Gentileza Gera Gentileza". Acredito realmente nesta ação. Por isso estarei lá lutando por uma causa que clama por respeito sim,   por humanidade sim, mas muito por liberdade.

Hoje, 01 de março, às 18:30 hs, no Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre.



Galeria de Social Bike

3 comentários:

Priscila 'Guiga' Novak disse...

Aqui tem uma foto do meu skate, que eu gostaria de compartilhar, pois recebi o adesivo 'Gentileza gera gentileza' na Marcha de ontem.

https://picasaweb.google.com/lh/photo/XnbJ-pJbpW98J8rvI5Dv5w?feat=directlink

Ação: Partilhar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Serafim disse...

olá, parabéns pela ação promovida na marcha pela paz.
valeu o apoio