terça-feira, 21 de outubro de 2008

Mariana Ramos - uma Gentilete

Gentilezear


Adri, querida, aqui vão algumas palavras sobre nossa "GentilezAção"


Ao idealizarmos a GentilezAção, ocorrida no último dia 06 de outubro, a primeira que realizaste em conjunto, fiquei sem saber muito o que nos esperava, pois nunca havia feito este trabalho e nunca tinha te visto fazê-lo também, apenas o conhecia.

Não tinha idéia de como chegar nas pessoas, o que precisava ser dito - se é que precisava - enfim, só sabia o que devia fazer. Aos poucos fui percebendo que basta realmente a gentileza e a entrega, a doação.

No início abordava as pessoas com um sorriso e dizia olhando nos olhos "uma gentileza", aos poucos, fui vendo que as palavras se faziam desnecessárias, mas o sorriso era essencial, pois ninguém doa nada a ninguem de cara fechada. Doação pressupõe entrega, e entrega significa estar inteiro, desejando estar realmente fazendo aquilo que se propõe.

Nos dias de hoje, no mundo agitado em que vivemos onde as pessoas estão sempre correndo, atrasadas, irritadas, muitas delas não estão acostumadas a aceitar uma gentileza. Ao abordar uma pessoa, que sequer te olha nos olhos e apenas devolve uma indiferença, é como se devêssemos sentir culpa por sermos gentis. Mas, ao abordar uma pessoa com um sorriso e uma gentileza e receber de volta um outro sorriso e um olhar agradecido, a coisa muda de figura. A doação se completa. Na verdade deixa de ser apenas uma doação e passa a ser uma troca. Uma troca como a que fazemos com as pessoas que nos são queridas, ao chegarmos em algum lugar e não precisar dizer nada, apenas saber que somos bem-vindos pelo olhar que nos recebe.

Com carinho, Mari, uma gentilete

Nenhum comentário: